23 abril 2012

Rádio 18/04/2012


 Programa Rádio Adélia no Ar 18/04/2012

Hoje tivemos a visita das professoras Claudete de Oliveira e Cristina Pires Braga  do Colégio Estadual Profª Olympia Morais Tormenta  junto com seus alunos Dener, Thomas e Robison. Elas vieram ver como nós fazemos a programação da Rádio toda quarta-feira. Como separamos as cartas, como os alunos devem mandá-las, como a Joia reparte as tarefas entre os alunos, e tudo mais. Depois de termos feito todo esse processo, fomos fazer uma “ boquinha” como de costume. 

 Ao chegar a hora (9:40h)  fomos todos para a sala da Rádio junto com os convidados. Chegando lá eles ficaram impressionado com a quantidade de alunos que ajudam na Rádio: na locução estavam a Gabrieli Oliveira do 9º A junto com a Evelin Geovana do 9º B, na mesa de som estava o André do 7º A, no computador ,o Pedro do 9º A, e no telefone estavam a Tainara  do 9º C e a Luana do 8º D.

 Os garotos ficaram com um pouco de vergonha, mas logo se soltaram e pelo menos um deles se encorajou e falou algumas palavras, mas falou. As professoras ficaram com orgulho dele. Elas também deram umas palavras de agradecimento por estarem participando.

Após todo esse processo elas nos convidaram a fazer uma visita à sua Rádio quando elas começarem a fazer a programação.
A Joia também disse umas palavras agradecendo por eles terem vindo aqui em nossa escola e que sempre as portas estarão abertas para eles.


Hoje, em homenagem ao Dia do Índio Iríamos receber no quadro 'Entrevista'  o Iderson da Silva de etnia guarani, estudante do curso de Educação Física (Licenciatura)na UEL, entretanto ele não pode comparecer à escola pois estava trabalhando. Mesmo assim agradecemos seu interesse em participar de nosso programa. Talvez, em outro momento, possamos recebê-lo em nossa escola. Então eu li para os ouvintes a reportagem da Folha de Londrina  desta quarta-feira em que ele conta as dificuldades que ainda enfrenta por ter descendência indígena.

Tivemos a Rádio Moleca com o Eduardo e a Rafaela, ambos do 9º A, que terminaram o assunto Adolescente Infrator.

Agradecemos a todos pela colaboração e continuem nos ouvindo todas as quartas-feiras

Redator: Rafael Oliveira 9ºA.


Rádio Moleca

Dia 18 de Abril, 10:35AM, na Rádio Moleca, a Rafaela do 9ºA e o Eduardo do 9ºa terminaram de falar sobre as medidas socioeducativas do ECA.
Eles falaram sobre os casos de internação aplicada em infrações mais graves.
Também esclareceram que o Estatuto da Criança e do Adolescente tem o objetivo de criar oportunidades para resgatar o adolescente infrator, transformando-o em uma pessoa digna.


Vestibular Indígena completa dez anos


Na semana em que se comemora o Dia do Índio, 19 de abril, a Comissão Universidade para os Índios (Cuia) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulga números sobre a presença dos indígenas nas universidades públicas do Paraná. A UEL formou seis profissionais desde a criação do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná em 2002. Hoje 33 indígenas estão matriculados, em 16 cursos de graduação.
O Paraná foi o primeiro estado a facilitar o acesso do índio ao nível superior há 10 anos. O estudante de etnia guarani Iderson da Silva, do curso de Educação Física (Licenciatura), morava na reserva indígena do Pinhalzinho, no Norte Pioneiro. Ele veio para Londrina em 2005 cursar Comunicação Social, mas logo desistiu e mudou de curso.
Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas no início, hoje, em meio aos estudos e práticas da área da Educação Física, Iderson encara uma rotina intensa durante todo o dia no campus universitário. ''A filosofia do curso está de acordo com o que eu penso, pois cada pessoa constrói a sua história a partir do próprio potencial.''
Já Mirian Viegas, do 2º ano do curso de Medicina, da etnia guarani Nhamdeva, morou na reserva Laranjinha, perto de Bandeirantes (Norte) durante toda a infância. Mirian fala sobre a expectativa para o futuro depois que conquistar o diploma. ''Pretendo trabalhar a favor do índio, independente da etnia'', salienta. A maioria das reservas indígenas, segundo ela, carece de atendimento na área da saúde. Em Londrina ela tem a companhia da irmã, aluna do 1º ano de Medicina, e da mãe, que cursa o 3º ano de Odontologia.
O Vestibular dos Povos Indígenas é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Todas as instituições têm a Comissão Universidade para os Índios (Cuia) que garante o acesso e a permanência dos estudantes indígenas nas Universidades. Os alunos recebem uma bolsa da Seti no valor de R$ 650.
Para o coordenador da Cuia na UEL, professor Wagner Roberto do Amaral, do Departamento de Serviço Social, a política pública indígena no Paraná só avançou nos últimos anos. ''A presença indígena na Universidade é fundamental'', afirma.
Segundo números de 2009, da tese de doutorado de Amaral, as universidades estaduais e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) já formaram 15 profissionais, 47% na área de Educação e outros 27% profissionais da área da saúde.


Folha de londrina- dia 18-04-2012




Dia do Índio
Dezenove de abril!


Neste dia comemoramos o Dia do Índio!
É uma data em que devemos fazer uma reflexão sobre esta etnia. O que fizemos e fazemos com eles?
Quando o Brasil foi descoberto, existiam mais de 5 milhões de índios, aqui distribuídos em várias tribos. Vivam da caça, da pesca, da coleta e da agricultura de subsistência (plantavam milho e mandioca). Não tinham ganância, acreditavam nos seus deuses, tinham sua cultura e vivam da forma que achavam justa.
Os portugueses chegaram e os destruíram de todas as formas: impuseram sua cultura; os escravizaram; trouxeram doenças e ainda tomaram o seu bem maior: a “terra”, que era a sua fonte de sobrevivência.
Hoje temos aproximadamente 800 mil índios distribuídos pelo Brasil. Vivendo em condições precárias e ainda sendo violentados em seus direitos.
O governo criou a FUNAI ( Fundação Nacional do Índio) para defendê-los, mas o que vemos todos os dias são notícias de índios perdendo suas conquistas.
Foi preciso instituir um dia ( o dia 19 de abril) para lembrarmos deste povo, que realmente podemos chamar de brasileiros!


21 de abril
DIA DE TIRADENTES!

Quem foi Tiradentes?
A resposta sempre é: Joaquim José da Silva Xavier, o Mártir da Inconfidência e, tinha esse nome porque seu ofício era “arrancar” ou “tirar” dentes, por isso, o apelido de Tiradentes.
O que podemos dizer deste homem, é que ele era um simples brasileiro que sonhava com um país livre de Portugal.
Viveu no período em que o Brasil era colônia de Portugal e explorado de todas as formas. Ele, juntamente com muitos outros brasileiros, queriam a nossa independência e lutaram por isto de todas as formas. Foram muitas e muitas revoltas com este ideal. O grupo de Tiradentes se formou na região da Minas Gerais com o nome de Inconfidência Mineira e arquitetaram um plano para libertar o povo brasileiro do julgo português, com o lema de “Liberdade antes que tardia”, mas em troca do perdão de uma dívida, um dos membros denunciou todo o plano antes mesmo dele ser colocado em prática e o governo português, prendeu os inconfidentes. Foram julgados e condenados. Uns foram exilados, outros presos e Tiradentes, que era considerado o líder do movimento, foi condenado à forca e depois teve seu corpo esquartejado e as partes dele foram dependuradas pela estrada que ligava o Rio de Janeiro, onde foi enforcado, a Ouro preto, Minas Gerais.
Com isto, o governo português queria inibir mais movimentos como este, mostrando o que aconteceria com quem tentasse lutar contra seu domínio.
Felizmente, outros brasileiros, como “Tiradentes”, não desistiram deste ideal e em 1822, conseguiram fazer a nossa independência.
Tiradentes, é considerado um herói, mas não podemos esquecer que um país, ou melhor, o Brasil, é constituído por milhões de heróis que lutam diariamente pelo pão de cada dia.

22 de abril
DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Há exatamente 512 anos atrás, os portugueses aqui chegaram para tomar posse e explorar esta imensidão. Começaram pelo pau-brasil, derrubaram tudo que puderam e levaram a madeira, tornaram o Nordeste no que é hoje, uma região semi árida. Depois que a madeira acabou, resolveram explorar a cana-de-açúcar, instalaram os engenhos e trouxeram os africanos para trabalharem como escravos, na produção de açúcar, e por último descobriram ouro e pedras preciosas na região das Minas Gerais e as exploraram até findar esta riqueza. Foram mais de 300 anos de exploração portuguesa, depois veio nossa independência e mesmo atrelados economicamente à Portugal, este país cresceu e garantiu sua soberania.
Hoje, apesar de toda corrupção existente dentro de vários segmentos da nossa sociedade, o Brasil luta e continua crescendo. Somos um país criança, que se desenvolve dia a dia e com um futuro promissor.
Somos: gigante pela própria natureza; de uma beleza extrema; com um povo alegre e amistoso; enfim, somos abençoados por Deus!


Professora Marlí Tarosso






 

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